Acerca do cronograma capilar…

O cronograma capilar é um tema conhecido há já alguns anos.

Em pesquisas pela internet, pode parecer algo recente – mas quando pesquisamos a fundo este tema, percebemos que já se fala do cronograma há bastante tempo – na internet existem artigos sobre esta rotina capilar desde 2010!

Este conceito surgiu no Brasil, e nada mais é do que estabelecer um plano – um cronograma – de etapas de lavagem e tratamento do cabelo (champô + máscara), sendo que cada dia de lavagem (e já agora, não convém ser diário, para seguir o cronograma conforme manda a regra, o ideal é fazer 3 lavagens por semana) obedece a um tratamento específico, com o objetivo de tornar os cabelos saudáveis, ao repor os elementos que o cabelo vai perdendo ao longo de tratamentos químicos, ou mesmo por ação de outros mecanismos (excesso de secador e ferramentas de calor, escovagens desadequadas, etc.).

Este planeamento deve ir ao encontro das necessidades do cabelo, que são três:

  • Se o cabelo está ressecado, com aspeto baço – fazemos uma hidratação
  • Se o cabelo está sem movimento ou maleabilidade – fazemos uma nutrição
  • Se o cabelo está fragilizado, com pontas espigadas – geralmente por ação de tratamento químicos (pinturas, alisamentos, …) – fazemos uma reconstrução

O cronograma capilar (também encontrado pela internet como CC) tem a duração que nós quisermos. A ideia é seguir um cronograma de lavagens semanais, e ir repetindo todos os meses, até o cabelo atingir o estado desejado. Depois é só fazer a manutenção – já não é necessário seguir um cronograma tão rigoroso.

E os tratamentos podem ser repetidos na semana, conforme fizer mais sentido. Ou seja, se o cabelo está muito danificado, provavelmente faz sentido fazer inicialmente algumas reconstruções seguidas. Mais tarde intercalamos as reconstruções com nutrições e hidratações.

Em síntese, importa realçar que a reconstrução e a nutrição em excesso acabam por produzir o efeito contrário – e em vez de estarmos a tratar o cabelo, estamos a deixá-lo sobrecarregado e sem vida (quanto ao excesso de hidratação, não tem nenhum efeito negativo – a hidratação regular é até recomendada).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s